Hospital onde ocorreu incêndio não tinha Atestado de regularidade

 

Hospital de Aracaju onde ocorreu incêndio em ala Covid-19 não tinha Atestado de Regularidade, diz Corpo de Bombeiros

Segundo a Corporação, a previsão é que na quarta-feira (28) sejam divulgadas mais informações sobre o caso.


O Hospital Municipal Nestor Piva, na Zona Norte em Aracaju, onde um incêndio atingiu a unidade Covid-19 no mês de maio e provocou o agravamento do estado de saúde de cinco pacientes que vieram a óbito, não tinha Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros (ARCB). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (26).


Segundo os bombeiros, a unidade de saúde precisaria ter um Projeto de Segurança Contra Incêndio aprovado para que pudesse receber o atestado. A prefeitura apresentou o projeto, mas ele não foi aprovado. No dia 9 de junho, após o incêndio, um novo Projeto de Segurança foi apresentado. Foram solicitados alguns ajustes e, a nova versão do documento, está em nova análise.


Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a previsão é que na quarta-feira (28) sejam divulgadas mais informações sobre o caso.


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que é de responsabilidade da empresa que administra o hospital municipal Nestor Piva a elaboração e execução do projeto de combate a incêndio, bem como sua aprovação junto ao Corpo de Bombeiros, e que vem cobrando da mesma o documento.


Sobre o termo de multa emitido pelo Corpo dos Bombeiros no dia 8 de junho, a SMS afirma que tomou conhecimento dia 22 de junho. A empresa Centro Médico do Trabalhador assumiu a gestão do Nestor Piva em janeiro de 2019, quando não foi verificada irregularidade estrutural na Unidade.


Antes dessa data, a SMS já havia apresentando projeto de combate a incêndio ao Corpo de Bombeiros, mas o projeto foi analisado por diversas vezes e não chegou a ser deferido pelo Órgão. Na mesma época, foram realizadas adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, como recarga de extintores e sinalização.


Após o incêndio ocorrido em maio, a gestão municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização, realiza recuperação da área afetada com serviços como: instalações elétricas, instalação de novo sistema de climatização, ampliação da subestação elétrica, rede de gases medicinais, entre outros.


A empresa responsável pela unidade de saúde ainda não pronunciou sobre o assunto.


Fonte: G1



Postagens mais visitadas deste blog

Tabacarias são lacradas

Passo a Passo para manutenção de extintores

Julho Verde

Incêndio é registrado em madeireira

Incêndio fábrica de tintas

Incêndio devastou fábrica

Qual é a importância da ART ?

Produção de pamonha provoca incêndio

incêndio padaria