Museu com problemas em sistema de prevenção e combate a incêndio
Museu do Pará é interditado, após laudo apontar problemas em sistema de prevenção e combate a incêndio
O museu estava parcialmente isolado, após a queda de parte de forro no Salão Pompeano. Com a queda, foi quebrada uma mesa usada para declarar a adesão do Pará à Independência.
Por G1 PA — Belém
O Corpo de Bombeiros considerou o prédio do Museu do Estado do Pará (MEP), em Belém, inapto à visitação, segundo nota divulgada nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O local foi fechado para visitações. Segundo laudo, o sistema de prevenção e combate a incêndio não funciona.
No último dia 25 de janeiro, o museu foi parcialmente isolado, após aqueda de parte de forro no Salão Pompeano. Uma mesa histórica, usada em 1823 para declarar a adesão do Pará à Independência, foi quebrada
Segundo a Secult, a espessura do escombro gerado pelo desabamento colocou o prédio em alerta máximo. Após a queda, um laudo foi solicitado pelo Sistema Integrado de Museus (SIM), que também apontou problemas no sistema de refrigeração, infiltrações e goteiras na reserva técnica, onde fica um acervo do museu.
Em nota, a Secult lamentou o quadro estrutural do museu e disse que não vai colocar vidas em risco. "Decidimos suspender a visitação, até que as obras de restauro sejam concluídas", disse.
A secretaria, no entanto, não informou prazos para o término do serviço de restauração, mas disse que o trabalho deve ser feito em caráter emergencial, para que o museu seja liberado "o mais rápido possível".
Em março de 2019, o MEP completa 25 anos de instalação no Palácio Lauro Sodré, em Belém, e, além das obras de restauro, diversas ações de circulação do acervo e de educação patrimonial devem ser realizadas durante o ano, em diversos espaços públicos do Pará.
Exposição é suspensa
Com a interdição do museu, a exposição sobre escritor português José Saramago, "Os Pontos e a Vista", foi suspensa, de acordo com a Secult. A exposição estaria aberta até o dia 17 de fevereiro.
Dentro da programação, estava marcada para os dias 2, 3, 16 e 17, nos horários de 10h e 15h, a performance "O Homem das Palavras", do ator e manipulador de bonecos Jef Cecim. A apresentação mistura interação com o público e leitura de trechos de livros de Saramago, Maria Lúcia Medeiros, Haroldo Maranhão, entre outros escritores.
A reportagem tenta contato com a Secult para saber se a programação será realocada ou cancelada definitivamente.
Fonte: Globo G1
Fonte: Globo G1
Para segurança do Patrimônio e vidas, não opte
pelo menor
preço e sim
pelo MELHOR
PREÇO.
Previna-se, se o extintor
falhar, talvez você não tenha uma segunda chance.
consulte O ESPECIALISTA:
www.casadoextintor.com.br / Whatsapp 11-9-6456-1497 / 11-2812-2906