Incêndio em Churrascaria

Com danos materiais, churrascaria que sofreu incêndio no domingo passa por reforma e deve reabrir na quinta

Gerente detalhou dinâmica do incêndio, detalhou que foi acidente, e destacou que não haverá demissões


Após o incêndio que no último domingo (20) destruiu uma parte da churrascaria Nativas, localizada na avenida Afonso Pena, o local já tem data provável para reabertura, esperada para a próxima quinta-feira (24). Foi o que afirmou o gerente do restaurante, que também deu detalhes sobre a dinâmica do incêndio.

Conforme o relato de Ivam Carlos Pedroso, responsável pelo local, o fogo começou na churrasqueira localizada no térreo, onde peças de costela e de cupim, enroladas em papel celofane, e que naturalmente acumulam gordura. Segundo o gerente, a gordura teria estourado e entrado em contato com o fogo - o que gerou as labaredas. A partir disso, as chamas se alastraram pela coifa/chaminé e, na sequência, atingiram um escritório localizado no primeiro andar do prédio.

No andar de cima, o forro era de PVC - diferente do salão, onde a estrutura é de gesso. Como o PVC é inflamável, acabou facilitando a propagação das chamas, somadas aos materiais de escritório naquele recinto.

Sem vítimas graves

O restaurante já estava fechado e sem clientes durante o incêndio, mas 30 funcionários estavam no local: eles tentaram combater o incêndio com 10 extintores. “Quando os extintores acabaram e vimos que não íamos dar conta, nós chamamos os bombeiros e evacuamos o lugar”, detalhou Ivam. Ele também pontuou que os danos foram somente materiais, no forro do segundo andar e escritório. Apenas dois funcionários chegaram a ser encaminhados para as unidades de saúde devido à inalação de fumaça e já estão bem, ajudando na reorganização da churrascaria.

Na tarde desta segunda-feira (21), o local está passando por reparos e pela substituição de todo forro de PVC por gesso. “Provavelmente, no máximo até quinta-feira (24), já estará funcionando”, disse ele. O gerente ainda reforça que foi um acidente e que nenhum funcionário será demitido.

O incêndio 

O Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio na Churrascaria Nativas nos altos da Avenida Afonso Pena em Campo Grande, na noite do último domingo (20). Dois funcionários foram levados para atendimento pelos Bombeiros após inalar fumaça. Um deles foi encaminhado consciente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel e outro à Santa Casa para realização de oxigenoterapia.

O fogo teve iniciou em uma churrasqueira no primeiro andar e se alastrou através da chaminé para o teto e, consequentemente, para o segundo andar. O primeiro combate das chamas foi feito por uma brigada de um Pet shop, vizinho ao prédio. Ao todo, foram utilizados 20 mil litros de água. Destes, 5 mil litros de água, foram cedidos pela brigada vizinha. Dez viaturas dos bombeiros, 40 militares e duas do Trânsito da Polícia Militar foram acionados.

Fonte: MidiaMaxUol





Vídeo mostra chuva de fuligem dentro de churrascaria durante incêndio

Policial militar de folga correu para prestar ajuda a pessoas dentro do imóvel 


Uma chuva de fuligem tomou conta do salão da churrascaria Nativas Grill, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. O vídeo foi gravado por pessoas que, ao avistarem a fumaça do incêndio, correram ao local para prestar ajuda. O policial militar Frederico Guimarães Miranda relata que pediu para as pessoas deixarem o local até a chegada do Corpo de Bombeiros. 

“Estávamos no posto, quando vimos a fumaça preta e decidimos ir lá ajudar. Tinha muitas pessoas lá dentro tentando apagar o fogo, usando extintores menores. Como a gente tem treinamento, nessa situação, é evacuar. De pronto, entramos e mandamos todo mundo sair. Tinha muita fuligem, muita fumaça. O fogo estava indo para o teto e poderia acontecer um mal maior”, afirma o policial.

Ele aparece no vídeo, percorrendo o salão em meio a fuligem e em busca de pessoas que ainda permanecessem no local. As imagens foram gravadas pelo fisioterapeuta Athos Zanella Messias. “Eles entraram lá antes da chegada dos bombeiros e ajudaram a retirar as pessoas”, afirma Caroline Nogueira Vieira, esposa de Frederico.

O incêndio começou no início da noite deste domingo (dia 20). A coluna de fumaça era avistada de longe. Primeiro, as chamas foram combatidas pela brigada de uma loja vizinha e, na sequência, pelo Corpo de Bombeiros.

O imóvel estava fechado ao público no momento em que as chamas começaram, mas cerca de 20 funcionários preparavam o restaurante para reabrir para o atendimento no jantar.

O proprietário da Nativas, Gilmar Coproski, diz que o fogo iniciou na churrasqueira. "Estávamos preparando o ambiente com os pratos quentes do buffet. A prioridade então foi a retirada da equipe. Graças a Deus ninguém se feriu. Queimou parte do teto. Ainda não tenho o cálculo no prejuízo, mas não foi nada muito grande", afirma. A churrascaria foi inaugurada em outubro de 2020. -

Fonte: CampoGrandeNews

 A sua empresa possui a adequada segurança contra incêndios?

Se você acha caro a prevenção, imagine o custo do Acidente

Previna-se. Se o extintor falhar, talvez você não tenha uma segunda chance

Mantenha-se informado! Acesse AQUI para encontrar dicas, orientações e notícias de fiscalização, incêndio, AVCB e Licenças.

Consulte O MESTRE: www.casadoextintor.com.br / whatsapp: 114963-3456

Postagens mais visitadas deste blog

Tabacarias são lacradas

Passo a Passo para manutenção de extintores

Julho Verde

Incêndio do Hospital Badim

Incêndio é registrado em madeireira

Incêndio fábrica de tintas

Incêndio devastou fábrica

Qual é a importância da ART ?

Produção de pamonha provoca incêndio

incêndio padaria