incêndio na Ultracargo
Princípio de incêndio na Ultracargo deixa três feridos em Santos, SP
Três homens foram encaminhados a uma unidade de saúde. S
Um princípio de incêndio atingiu um tanque da empresa Ultracargo em Santos, no litoral de São Paulo. As chamas começaram no início da tarde desta sexta-feira (12). Três homens ficaram feridos e foram encaminhados a uma unidade de saúde do município. Segundo a prefeitura, eles devem receber alta em breve.
Segundo apurado, as chamas começaram no terminal do bairro Alemoa por volta das 12h. De acordo com a Ultracargo, o princípio de incêndio aconteceu em um tanque vazio, em manutenção por empresas terceirizadas, localizado em uma área onde não são armazenados produtos inflamáveis.
A brigada de incêndio da empresa controlou as chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado preventivamente e esteve presente ao terminal. A Ultracargo explica que seis funcionários das terceirizadas contratadas trabalhavam na operação, e três foram conduzidos ao hospital, sendo nenhum dos casos com gravidade. Os demais foram atendidos na enfermaria da companhia e encaminhados preventivamente para o pronto atendimento.
A Prefeitura de Santos informou que nem a Defesa Civil do município nem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para a ocorrência. As vítimas, três homens, foram encaminhadas à UPA Central para avaliação médica. Os trabalhadores estavam conscientes e orientados, receberam oxigênio e um deles teve o ombro imobilizado devido a uma contusão. Eles devem receber alta em breve.
A Ultracargo explica, em nota, que acompanha de perto os cuidados prestados aos profissionais e dará toda a assistência necessária. O terminal se encontra em operação normal, e a área do incidente encontra-se isolada para averiguação de causas. A empresa finaliza reforçando que cumpre protocolos rígidos de segurança e investe constantemente em iniciativas de mitigação de riscos em suas operações.
Incêndio de 2015
A empresa já foi atingida por um incêndio de maiores proporções em 2015. As chamas, que começaram no dia 2 de abril, foram extinguidas apenas no dia 9. Seis tanques de combustível foram atingidos, mas ninguém ficou ferido. No início do incêndio, a temperatura chegou a 800°C e foi necessária ajuda do Governo Federal e importação de produtos de combate a chamas.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) multou a empresa em R$ 22,5 milhões pelo incêndio, e a Prefeitura de Santos aplicou multa de R$ 2,8 milhões. O local onde ocorreu o incêndio abrigava 175 tanques com capacidade de até 10 mil m³ cada um, em uma área de 183.871 m². A Ultracargo armazena produtos como combustíveis, óleos vegetais, etanol, corrosivos e químicos.
Fonte: Globo
A importância de investir em um ambiente protegido é a melhor forma de prevenir que patrimônio ou vidas humanas sejam danificados. Com a consultoria de um engenheiro qualificado e instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio, é possível evitar que inúmeros acidentes aconteçam