RECARGA PERFEITA

Conteúdo dos extintores deve respeitar normas técnicas e ser verificado durante rotinas de inspeção e manutenção.

Os extintores são parte da proteção ativa contra incêndio e essenciais para evitar a propagação de um incêndio. Cabe ao INMETRO assegurar que a fabricação dos extintores atenda às normas de adequação, assim como as avaliações periódicas de qualidade. Por isso, tanto os fabricantes como “as empresas que prestam serviço de inspeção e manutenção devem, obrigatoriamente, ser registradas no Inmetro.”

→ Acesse AQUI e veja dicas sobre principais indícios de empresas clandestinas.
Um extintor irregular gera mais do que perda de dinheiro

O processo de certificação envolve a realização de auditorias e realização de ensaios para verificação, dentre outros, da capacidade extintora, vazamento, corrosão, resistência e acionamento.

Manutenção nível 1 – é realizada no local onde o extintor está instalado;
Manutenção nível 2 - requer execução de serviços com equipamento e local apropriado e pessoal habilitado;
Manutenção nível 3 - é a mais completa e configura-se por um processo de revisão total do extintor, incluindo ensaios hidrostáticos (testes de resistências);

      A recarga, conforme o item 3.6 da NBR 12962, consiste na reposição ou substituição da carga nominal de agente extintor e/ou expelente, e deverá seguir as recomendações dos fabricantes e proíbe a substituição do agente, assim como a alteração das pressões ou quantidades indicadas pelo fabricante;

"Você sabe o que é capacidade extintora? Capacidade extintora é uma das formas de medir o poder de extinção de fogo de um extintor, e é obtida por meio de um ensaio normalizado, de acordo as normas "

Cada extintor é fabricado de acordo com um projeto e tem peças codificadas para serem adequadamente substituídas quando necessária.

Fiquem atentos com empresas de apesar de certificadas e registradas, oferecem serviço ao consumidor final com irregularidades. Existem empresas com más intenções que não adquiram as peças do fabricante e agentes certificados, e utilizam de segunda linha de qualidade, comprometendo a capacidade extintora e eficiência do extintor.

         Exija que os seus extintores estejam em perfeito estado de funcionamento, pois se o extintor falhar, talvez você não tenha uma segunda chance. Lembre-se que pode salvar vidas evitando a propagação de um incêndio e transformando numa catástrofe em sua atividade econômica.


Conheça AQUI os procedimentos 
de manutenção de extintores


Para segurança do Patrimônio e vidas, não opte pelo menor preço sim pelo MELHOR PREÇO.




Texto baseado na Revista incêndio edição 171, adaptado por:
Anexo 7, anexo 8, anexo 9, anexo 10, licenciamento, Laudos, Alvara, certificado Licença Municipal de Funcionamento, Licença de Publicidade, VRE, Engenharia, Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio, AVCB, CLCB, ART, vistoria, assessoria, corpo de bombeiro, auto de vistoria. MSC Engenheiro civil e técnico de segurança Eduardo Henrique Martins
MSc Engenheiro Eduardo Henrique Martins
Engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho
Membro da comissão da ABNT de extintores
Membro da comissão da ABNT de hidrantes

Contratar fornecedores  exige cuidado redobrado, sob pena de responsabilização por negligência, imperícia ou imprudência.   Garanta a sua segurança contra incêndios! 

Postagens mais visitadas deste blog

Incêndio em Restaurante

AbrilAzul - Autismo

Incêndio em Empresa de materiais hidráulicos

Dicas / Orientações

Golpe para obtenção do AVCB

Mais um CLCB emitido - Farma&Cia

Incêndio Fábrica de tapete

incêndio durante show de dupla sertaneja

Dicas sobre combate a incêndio

Incêndio na Biblioteca Jagger